Vitória deixa time na vice-liderança da 1ª Fase do Campeonato
Com boas atuações dos atacantes Pimenta, Marinélson e Maranhão, o Fast Clube/Ulbra venceu o Manaus Compensão por 3x0 e assumiu a vice-liderança da 1ª Fase do Campeonato Amazonense. A partida foi marcada por um grave incidente sofrido pelo volante Américo, aos 10 minutos de jogos, que assustou a todos.
O placar foi aberto logo aos 4 minutos de jogo, quando Marinélson desceu pela direita e cruzou para Maranhão marcar de cabeça (foto ao lado). O time continuou eletrizante e quase amplia aos 6 minutos, quando Pimenta foi buscar jogo no campo defensivo, lançou Fernando pela esquerda que avançou e cruzou, com a bola passando por Marinélson no meio da área do Manaus Compensão.
Aos 8 minutos Pimenta percebeu Marinélson se infiltrando pelo meio da zaga adversária e lançou milimetricamente para o companheiro, que perdeu, batendo para fora, à esquerda de Weber. Aos 9 minutos Fernando lançou Marinélson de novo pelo meio, mas o fastiano foi seguro na corrida por Greg, falta não anotada pelo árbitro Manoel Domingos da Conceição Cruz.
Aos 10 minutos veio o lance mais preocupante da partida. Mais uma vez Pimenta recuou para buscar jogo e partiu do meio de campo, em velocidade, até se chocar frontalmente, e de forma involuntária, com Américo, que imediatamente caiu, ficando estendido no gramado. O primeiro a perceber a gravidade do lance foi Weverton, do Fast Clube/Ulbra, que imediatamente acenou, chamando a atenção da arbitragem e pedindo desesperadamente a entrada do carrinho de socorro em campo.
O médico do Fast Clube/Ulbra, Dr. José Feitosa, teve a mesma percepção, do banco de reservas. "Corri em direção ao Américo. Momentaneamente nem pensei no Pimenta, pois percebi a gravidade do lance sofrido por Américo", relatou o médico revelando que ele foi atingido na região epigástrica. "Imagine um atleta correndo, exigindo de seu corpo o máximo em desempenho e, de repente, seu organismo sofre alterações abruptas nos ritmos cardíaco e respiratório", explicou, tentando esclarecer as conseqüências do lance que Américo a perder a consciência transitoriamente.
Depois do episódio, o primeiro lance de perigo só veio a ocorrer aos 21 minutos, quando Parintins recebeu pela esquerda e bateu à direita de Leandro Silveira, com perigo. O Fast Clube/Ulbra voltou ao ataque aos 25 minutos quando Weverton cruzou da direita e Mário Jorge tirou da cabeça de Fernando, postando na segunda trave. Aos 29 minutos o Tricolor chegou de novo, com Kitó descendo pela direita e cruzando para trás, mas Weverton furou na entrada da área, à altura da meia-lua.
De tanto insistir o Fast Clube/Ulbra ampliou o marcador ainda no primeiro tempo. O zagueiro Fábio Gomes iniciou jogada pela esquerda, lançando Marinélson, que foi à linha de fundo e cruzou para área, onde Maranhão ajeitou para a chegada de Pimenta, que fuzilou no canto direito rasteiro de Weber.
Insatisfeito com a atuação do lateral-direito Mário Jorge, o treinador Nailton o sacou de campo aos 39 minutos, para a entrada de Coquinho. Na saída Mário Jorge xingou bastante seu treinador. Com a mudança, Pastor passou a jogar na lateral-direita, com o esquema passando para o 4-4-2. E Coquinho quase marca aos 46 minutos, arriscando de longe mas à esquerda de Leandro Silveira.
Aos 49 minutos em jogada na lateral Tiago Brandão entrou de forma criminosa em Marinélson, ficando no lucro por levar apenas cartão amarelo. Insatisfeito, saiu do lance berrando para o árbitro: "é melhor tu dar logo a vitória para eles...", sem qualquer razão, visto que a arbitragem conduzia a partida de forma equilibrada. Ao terminar o primeiro tempo, Manoel Domingos foi peitado por Tiago Brandão, no centro do gramado, mesmo sob proteção policial. Aí o árbitro não teve alternativa senão expulsá-lo.
Com um jogador a mais no segundo tempo, o Fast Clube/Ulbra consolidou sua vitória, mas desperdiçou a oportunidade de construir uma goleada histórica, com sucessivas chances jogadas fora por Pimenta, Marinélson e Maranhão. Logo aos 50 segundos Kitó desceu pela direita e cruzou muito fechado, mesmo assim assustando, pois a bola pegou duas vezes no travessão antes de sair pela linha de fundo.
O terceiro gol veio aos 6 minutos, quando Fernando arracou pela esquerda e tocou para Pimenta, em condições de marcar. Ele podia ter encoberto Weber, que se adiantou para tentar o combate. Mas de forma muito inteligente, rolou de primeira para o lado, onde surgiu Maranhão, batendo para o gol vazio, marcando seu 4º gol no campeonato e assumindo a artilharia da competição.
O Fast Clube/Ulbra continuou jogando fácil e aos 7 minutos Maranhão lançou Pimenta que penetrou de frente e bateu na saída de Weber, com a bola explodindo em seu peito. Aos 8 minutos a jogada foi toda trabalhada por defensores. Fábio Gomes cruzou da esquerda, colocando de forma consciente na cabeça de Ney Júnior, livre na segunda trave, mas o cabeceio saiu para fora, com mais uma chance incrível desperdiçada.
O Manaus Compensão respondeu aos 14 minutos, com Parintins mergulhando de cabeça após cruzamento da direita e quase alcançando a bola. Aos 15 Leandro Silveira saiu fechando o ângulo, crescendo para cima de Buiú e abafando o chute numa grande defesa. Aos 18 minutos Kitó fez falta em Vidinha quase na linha da área, impedindo a penetração do adversário.
Aos 21 minutos o Fast Clube/Ulbra teve um gol bem anulado, pois Fernando, ao tentar a meia bicicleta, cometeu jogo-perigoso. Na seqüência do lance Marinélson empurrou para as redes, mas a jogada já estava invalidada.
Com o placar definido e sobrando nas jogadas de ataque com Maranhão, Marinélson e Pimenta, com apoio dos alas Kitó e Fernando, o Fast Clube/Ulbra relaxou e permitiu um crescimento do Manaus Compensão, comandado por Vidinha. Aos 27 minutos ele fez jogada de linha de fundo, driblando Ney Júnior e bateu forte, mas em cima do corpo de He Man, com a bola saindo a escanteio.
Aos 31 minutos Greg cobrou falta frontal e Leandro Silveira espalmou para escanteio. Aos 32 quase o Manaus Compensão diminuiu, com Vidinha descendo em velocidade pela esquerda e cruzando forte e rasteiro, com a bola passando por Leandro Silveira mas também por Charles.
O Fast Clube/Ulbra voltou a dominar as ações e perder gols a partir dos 34 minutos, quando Pimenta ficou cara a cara com Weber, mas perdeu. Marinélson também perdeu sua chance, aos 38, quando tabelou com Juscier, driblou Greg mas bateu por cima do gol de Weber, com perigo. Ainda aos 38 minutos, Kitó recebeu de Pimenta, invadiu a área e bateu com estilo, mas Weber teve reflexo e mandou a bola a escanteio.
Aos 40 minutos Marinélson invadiu pela direita e tentou surpreender Weber, que vinha saindo para interceptar um possível cruzamento para o meio da área, onde Pimenta estava livre. Marinélson preferiu bater direto para o gol mas Weber deu um giro no corpo, voltando para o sentido do gol, e conseguiu realizar a defesa. A última boa chance foi desperdiçada por Macedinho, aos 42 minutos, quando preferiu fazer firula dentro da área, chamando o adversário para o drible, quando podia ter batido a gol.
Ficha Técnica:
Fast Clube/Ulbra 3x0 Manaus Compensão
5ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Sábado, 13 de março de 2010, 16 horas
Estádio Vivaldo Lima
Renda: R$ 1.725,00
Público pagante: 184
Público presente: 420
Árbitro: Manoel Domingos da Conceição Cruz
Auxiliar 1: Gilbert Ferreira Costa
Auxiliar 2: Marcleudo Nunes de Lima
4º Árbitro: Odson Santos da Silva
Delegado: José Roberto Moreira da Rocha
Cartões Amarelos: Pimenta 32 e Tiago Brandão 49 minutos do 1º tempo. Kitó 2, Charles 36 e Piru 36 minutos do 2º tempo.
Expulsão: Tiago Brandão no intervalo da partida.
Gols: Maranhão 4 e Pimenta 37 minutos do 1º tempo. Maranhão 6 minutos do 2º tempo.
Fast Clube/Ulbra: (1) Leandro Silveira; (3) Ney Júnior, (5) He Man e (6) Fábio Gomes; (2) Kitó, (8) Márcio Parintins, (10) Weverton (14 - Macedinho 15/2º), (11) Maranhão (13 - Souza 34/2º) e (4) Fernando (15 - Juscier 29/2º); (9) Pimenta e (7) Marinélson. Técnico: Aderbal Lana.
Suplentes: (12) Caio, (13) Souza, (14) Macedinho, (15) Juscier, (16) Rodrigo Maués, (17) Micael e (18) Chiquinho.
Manaus Compensão: (1) Weber; (3) Tiago Brandão, (4) Greg e (5) Pastor; (2) Mário Jorge (13 - Coquinho 39/1º), (8) Américo (14 - Hugo 15/1º), (10) Piru, (11) Vidinha e (6) James; (9) Parintins (19 - Charles 21/2º) e (7) Buiú. Técnico: Nailton Garces.
Suplentes: (12) Adriano, (13) Coquinho, (14) Hugo, (16) Dan, (17) Thiago Silva e (19) Charles.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita