O Fast Clube manteve para o Campeonato Amazonense de 2010 a base que ficou em terceiro lugar em 2009. A lateral-esquerda será o setor onde com certeza aparecerá uma novidade, pois a posição será disputada entre o amazonense Chiquinho e o paulista Juscier (foto), que não estavam no elenco do ano passado.
Apesar de novo, 22 anos, o Fast Clube representa um recomeço para Juscier, que começou nas categorias de base da Portuguesa de Desportos (SP) e depois foi para o EC Osasco (SP), numa época em que atuava como meia-esquerda, armando as jogadas e fazendo gols, inclusive na sua especialidade, a bola parada.
O início profissional foi na SE Itapirense, em 2006, disputando a Série B do Campeonato Paulista, equivalente à Quarta Divisão. "Lá comecei a atuar na lateral-esquerda, posição na qual permaneço até hoje", lembra Juscier.
Em 2007 sua carreira tomou rumo internacional. Foi atuar no General Diaz, da cidade de Luque e integrante da Segunda Divisão Paraguaia, onde fez apenas a pré-temporada. "Fiz alguns amistosos e acabei não ficando", esclarece o lateral.
As incertezas do futebol levaram Juscier a ficar fora dos gramados em 2008. "A gente saí de casa, assina contrato em um clube, trabalha mas não recebe o salário... Aí fica difícil", lamenta. Em razão do nascimento de seu filho, Henry, ele acabou buscando outros meios para sobreviver.
Mas, em vida de boleiro, quando o futebol corre no sangue, não tem como se afastar dos gramados e da bola. E lá foi Juscier, aos 20 anos, trabalhar na Escolinha de Futebol Chute Inicial, da Corinthians (SP) e depois na escolinha do São Caetano (SP).
Em 2009 surgiu uma grande oportunidade na carreira de Juscier e ele foi desbravar a Nigéria, sendo ao lado do meia Tiago Brito os primeiros brasileiros a serem contratados por um clube nigeriano, o Kano Pillars FC, que disputava a Fase Final da CAF Champions League, com chances de classificação para o Mundial da Fifa.
Mas lá o problema foi mais grave. Juscier não se adaptou ao país, com costumes diferentes, em razão da religião muçulmana. "O clima lá é bem mais abafado que o de Manaus", completa o jogador, enumerando diversas dificuldades na adaptação ao país e ao clube.
De volta ao Brasil, agora vai defender o Fast Clube, onde pretente inscrever seu nome na história do clube, compondo a equipe que finalmente determinará o fim ao jejum de títulos estaduais, que dura desde 1971. "Aqui fui bem recebido pelos demais jogadores e encontrei um ambiente familiar", agradece Juscier, que é Evangélico, e está em Manaus e no Fast Clube desde o dia 1º de janeiro.
Ficha do Jogador
Nome Completo: Juscier Sales da Silva
Natural de São Paulo (SP)
Data de Nascimento: 28 de setembro de 1987
Clubes
2000 a 2002 - Portuguesa de Desportos/SP (Infantil e Juvenil)
2003 a 2005 - EC Osasco/SP (Juvenil e Juniores)
2006 - Itapirense/SP - Série B do Campeonato Paulista (4ª Divisão)
2007 - General Diaz/Paraguai (Segunda Divisão, fez só a pré-temporada)
2008 - Instrutor nas Escolinhas Chute Inicial do Corinthians/SP e do São Caetano/SP
2009 - Kano Pillars FC/Nigéria
2010 - Fast Clube/AM
Títulos
Campeão da 4ª Taça em 2003, pelo EC Osasco/SP, categoria Sub-16, e artilheiro da competição, com 7 gols marcados em 7 jogos disputados.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário